segunda-feira, 14 de junho de 2021

Uma nova realidade

     Se eu imaginasse há uns 2 anos atrás, de como seria a minha vida no presente, nunca iria colocar a hipótese de estar a estudar tão longe de casa, com uma vida independente e com a quantidade de pessoas que conheci. Era impossível para mim estar num plano destes sem o auxílio da minha família. Eu que nunca tinha cozinhado na vida, porque sempre que chegava da escola a minha avó tinha as refeições todas preparadas. 


    Na realidade, acho que sempre fui mais independente que a minha irmã, e sempre achei que estaria preparada para me desenrascar caso acontecesse alguma coisa, mas para tão longe não. Tinha sempre o refúgio de alguém que fazia algo por mim. 


    Tenho 20 anos, sou a pessoa mais tímida que vocês irão conhecer. Falo pouco ou quase nada, tenho até vergonha de que quem esteja perto de mim ouça a minha respiração, vá-se lá saber porquê, mas a minha cabeça é assim e não consigo controlar, depois quando ganho confiança já é bem diferente, relaxem! Mas agora imaginem como foram as minhas primeiras semanas em Portalegre.


    Sabia que me tinha candidatado para a faculdade longe de casa e longe dos meus amigos do Barreiro, aqueles que sabiam como eu era e sabiam como lidar comigo, mas estava sempre com a esperança de ser colocada em Lisboa, quando recebo um mail com a minha colocação em Portalegre. Choque. Medo. Tudo naquele momento me vem à cabeça e vou logo pesquisar tudo sobre a cidade e um estúdio para ficar a viver porque eu a partilhar casa com desconhecidos não ia ser boa coisa, pensava eu, mas depois descobri a residência Dorms4U, com ótimas condições, um quarto individual e uma casa de banho só para mim (ufa!). 


    Em Outubro, depois do meu pai me deixar pela primeira vez na minha nova casa, e depois de já estar sozinha, começo a ter um mini ataque de pânico. No dia seguinte ia ter contacto com novas pessoas, uma turma gigante, novas personalidades, novas experiências, enfim, tudo novo! Novo e desconhecido, palavras aterrorizadoras. 

As primeiras duas semanas foram super complicadas, chorava todos os dias, queria desistir a toda a hora, pensava que não ia fazer amigos e pensava que ia estar sozinha até ao final do ano. Estava sempre no quarto, comia pouco, dormia muito pouco, andava super cansada. Ninguém sabia de nada, nem a minha família, nunca contei a ninguém. Queria superar esta sensação e este mundo novo sozinha. 


    De facto consegui, ainda tenho aquele medo das apresentações e até aquela vergonha de dizer que estou presente na aula quando os professores fazem a chamada, mas se olhasse para trás no tempo nunca teria imaginado a minha vida agora. Agora confortável em Portalegre, mas cheia de saudades de casa, agora dou a minha opinião sobre determinados assuntos e faço as minhas piadas sobre imensas coisas, desabafo com alguém e desabafam comigo. Sim, não acabei sozinha, sem amigos, como pensei no início do ano letivo, mas ainda tenho receio, medo e vergonha de tanta coisa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...