quarta-feira, 19 de maio de 2021

Oh… saudosas noites de verão

Não tarda muito para chegar o verão! As temperaturas já estão demasiado amenas para esta altura e com elas vem sempre aquela saudade de termos noção de que realmente pode-se fazer muitas mais coisas, embora isso deva-se aos dias maiores. Para mim o verão é uma coisa única e fantástica. Embora também goste de estar naqueles dias de inverno à lareira, não há nada melhor que aproveitar as temperaturas que o nosso país oferece numa ribeira e começar o dia num sítio, acabando noutro quase a 100km´s.

Mas uma das coisas que tenho mais saudades no verão e em particular nas noites é as festas das terrinhas. Em especial das da minha terra, mas também das localidades circundantes, onde juntamente com amigos fazíamos o chamado “rali-festas”. Todos os santos fins-de-semana não faltávamos a alguma, porque praticamente havia sempre.

Claro que todas as festas são iguais nalguns aspetos, pois se assim não fossem não tinham a sua essência, como é o caso das bandas da região animarem as noites, a típica aparelhagem sempre com hits que embora possam ter para cima de 20 anos, nunca passam de moda, as tão famosas bifanas no pão acompanhadas com o suminho de laranja mesmo característico só das festas e lá nalguns casos de vez em quando, aparece um artista famoso para ainda animar mais a malta e no intervalo do concerto ou no fim, as tão aguardadas fotos com ele são sagradas. Ah pois, e no domingo a banda filarmónica tem de fazer a arruada e lá para a tardinha um mini concerto.

Depois temos alguns aspetos particulares de cada terra. Na minha, para além de todos aqueles que enumerei, temos a personalidade da terra a dançar agarradinho à sua cevada fermentada; na hora da procissão de domingo, à porta da igreja tem de haver sempre uma grande confusão a ver quem é que leva o andor do padroeiro e não podia faltar as idas a pé em grupos de amigos, desde a povoação ao recinto das festas que fica mesmo no cimo da serra, que demoram, não porque é longe, mas porque alguns já vão bem alegres.

Agora com a pandemia, já vai para dois anos que isto tudo não acontece e embora perceba que seja preciso não haver para que possamos todos voltar o mais rapidamente possível ao dito normal, as saudades vêm sempre ao de cima e não vemos a hora para que as festas voltem e possamos de novo brindar a tudo, mas principalmente a que todo o Mundo tenha saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...