quarta-feira, 30 de março de 2022

A política na vida dos Jovens

 

A política na vida dos Jovens

A política é um tema bastante presente no nosso dia-a-dia. Quase que posso dizer, que faz parte da nossa rotina. E enquanto, jovem em idade eleitora, observo que a política é um tema complexo, e que acaba por não ser abordado corretamente na vida dos jovens.

Falo, por experiência própria, pois nunca tive um incentivo para gostar de política, ou sequer procurar ter conhecimento sobre o tema. E quando, cheguei à idade de eleitora, não tinha mínima noção do que era a política, o que dificulta a minha decisão na hora de escolher um partido. É claro, que muitos jovens devem passar pelo mesmo, e que, por sua vez, tornam o número de abstenções, cada vez mais elevado.

Ainda assim, os que votam, fazem-no de acordo com a influência dos parentes próximos, sobre o partido que os mesmos apoiam, e com isto, posso dar o exemplo, que observei nas últimas eleições, onde se deu uma maioria absoluta, em todo o país.

Desta forma, vemos que os jovens não adquirem a capacidade de formar a sua opinião sobre o que é a política, sobre o partido que se identificam, e o que os faz escolher tal partido, até porque se formos pesquisar os partidos e procurar os objetivos que os mesmos cumpriram e já conseguiram alcançar, damos de caras com uma escassa informação acerca disso. Por sua vez, observamos aqui mais um obstáculo na escolha de um partido, de um lado…

Vejo a política, como sendo um tema importante, e coloco especial atenção quando se trata de ser eleitor e colaborar para a existência de uma elevada abstenção, pois temos conhecimento que no tempo dos nossos antepassados, viveu-se uma ditadura, onde a censura era uma realidade e onde não havia liberdade de expressão e de voto. E acho de se valorizar, o esforço dos mesmos, para que nos dias de hoje, consigamos viver numa democracia. Deste modo, devemos olhar para os tempos de hoje, como uma oportunidade de fazermos a mudança e garantirmos que se mantenha a liberdade de expressão, apoiando o partido, com o qual nos identificamos.

Ao mesmo tempo, percebo que, por vezes, possa haver uma certa indecisão ou até a questão de não nos identificarmos com nenhum dos partidos existentes, pois podemos ter uma visão da realidade diferente, e não concordar com nenhum dos partidos que nos apresentam.

Por este motivo, concluo esta crónica apresentando a seguinte possível solução, ou seja, por exemplo, serem criadas palestras, ou até abordar o assunto em sala de aula, nas escolas, aos alunos do ensino secundário, onde se espera uma certa maturidade para começarem a procurar formar uma opinião sobre estes temas da sociedade, conseguirem ser o futuro do país e garantir a liberdade no mesmo.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...