domingo, 8 de maio de 2022

E o covid acabou ou não ?

 Era o dia 2 de Março de 2020, lembro-me de acordar e achar que tudo normal estaria, já tinha ouvido para aí um zum zum que em Itália andava um vírus atormentar a vida das pessoas, mas como tinha ouvido a doutora ministra da saúde dizer com todas as letras que o vírus chines nunca cá chegaria nem me preocupei muito com essa possibilidade. Mas neste belo dia, ensolarado por sinal, pela primeira vez em Portugal era detetado o primeiro caso de Covid-19. Lançaram-se os alertas tocaram-se as sirenes, as pessoas 1 mês depois estavam todas enfiadas em casa, a dar toques no pepel higiénico e a utilizar house party.E não falemos sequer do ataque aos supermercados eu vi pessoas que achavam que estavam na série The Walking Dead e começaram a comprar todo o stock dos supermercados de enlatados e álcool em gel, o que me leva a pensar que tipo de malucos temos nós neste mundo e que convivemos diariamente em sociedade, quer dizer aparece um vírus que obviamente é preocupante e importante para o futuro da sociedade, e tendo em conta que a taxa de mortalidade do mesmo era elevada eu percebo e entendo a preocupação mas de estarmos preocupados a acharmos que as industrias vão parar e vão deixar de se produzir enlatados e álcool em gel vai uma distancia gigante. 

E pronto isto tudo para chegarmos ao dia de hoje dia 7 de Maio de 2022 mais de dois anos do registro do primeiro caso de Covid-19 em Portugal, evoluções não temos maluquinhos a esgotar o stock de álcool e de enlatados e a Ministra da saúde admitiu que o vírus podia chegar a Portugal e nestes dois anos decretou mascaras e quarentenas obrigatórias e mais umas quantas tretas que ao fim ao cabo foram necessárias. No entanto o que é que me leva a escrever esta crónica é que já não há pandemia pelos vistos mesmo no período entre 26 de abril e 2 de maio terem sido registrados em Portugal 76 mil novos casos de Covid-19 acompanhados de 125 mortes, as pessoas esqueceram-se da pandemia, obviamente que vivemos um período diferente estamos vacinados e maior parte das pessoas já tiveram o vírus pelo menos uma vez, só que precisamos na mesma de manter cuidados porque continuam a haver pessoas que correm riscos sérios de serem afetados com esta pandemia. 

O fim das máscaras alastrou-se para uma descrença quase total no facto de o covid ainda não ter terminado, ainda há famílias a sofrer com isto e temos que ser respeitadores e continuarmos a manter os cuidados mínimos em relação ao vírus. 

E para si ministra da suade obrigado por me deixar de novo dar beijinhos à minha avó. 


Alexandre Caseiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...