terça-feira, 14 de março de 2023

Conversas de toalha


 

A praia é dos sítios mais extraordinários que existem, ir à praia é sinônimo de paz e de calma. É um local onde podemos relaxar, passar um bom tempo, tanto com amigos e família como com nós próprios; é um sítio onde nos divertimos, passamos bons momentos e relaxamos, mas, se há coisa que me fascina na praia são as conversas que acontecem nas toalhas ao lado da minha, é todo um mundo à parte, repleto de detalhes e peripécias surreais. Ouvimos todo o tipo de conversa que se possa imaginar, quer queiramos quer não, é algo inevitável e não há dúvida de que é algo bastante engraçado. Desde o grupo de amigos que se junta todos os domingos à tarde e vão para a praia, que falam do que aconteceu ao longo da semana de aulas, riem de piadas que contam uns aos outros, falam das ditas novidades sobre a vida de outros amigos, onde acabamos por saber que a Margarida acabou com o namorado porque ele não lhe respondeu em 10 minutos, que a Maria e a Leonor estão chateadas porque uma foi jantar fora e não disse à outra, isto tudo misturado com uma música altíssima que sai da coluna que estes levam para a praia, para todos aqueles que estão na mesma a ouvirem; A família de emigrantes que se veem uma vez por ano e que falam tão alto que a sua conversa não se ouve só na toalha ao lado mas sim na praia toda, uma mistura de português com francês que metade das pessoas nem percebe, chega a ser engraçado e incomodativo ao mesmo tempo, falam, montam uma barraca na praia como se estivessem a acampar num parque durante três dias, levam comida para todos e ás tantas já estão a oferecer um pouco de melancia e de algo típico que trouxeram da terrinha onde moram e acabam por começar a falar com todos aqueles que estão à sua volta. Existe ainda também este tipo de situações,  filhas que vão para a praia com os  pais separados, uma historia que presenciei no ano passado; duas raparigas já com os seus vinte anos, a dar um espetáculo para o resto da praia, tudo o que elas diziam ouvia-se na praia toda, já tinham idade para ter juízo, mas não, passaram o tempo todo a discutir uma com a outra e, no final todos ficamos a saber que uma das irmãs sofria de ansiedade mas tinha vergonha que soubessem, o que acaba por ser ridículo visto que ela falava tão alto que toda a praia ficou a saber; a outra irmã gozava com ela pois ela tinha medo de viajar por achar que ia ter um ataque; cada vez que se levantam da toalha para ir fazer o que quer que fosse, não durava mais de cinco minutos pois acabavam sempre por discutir, e bem coitado do pai que já nem as podia ouvir, nem o pai nem ninguém que estivesse ali perto delas, mas não há duvida de que melhorou bastante o meu dia e o dia de todas aquelas pessoas que ouviram as discussões das gémeas na praia. E, as conversas de estranhos acabam sempre por nos fazer rir e entreter durante aquele período que passamos na praia, ficamos a saber a vida toda de uns desconhecidos que decidiram ir para a mesma praia que nós, no mesmo dia e à mesma hora.  

 

 

Catarina Chenrim Novo

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...