sexta-feira, 19 de maio de 2023

Como é ser meio termo?

 

Como é ser meio termo?

 

Por mais que as pessoas lutem contra o etnocentrismo e o racismo, só quem vive na pele sabe o peso das palavras de desmerecimento e desvalorização contra a nossa cultura, o nosso corpo, os nossos valores e principalmente a nossa inteligência.

Quando se é uma pessoa preta ou branca a mensagem é direta e especifica, mas e quando se trata de mulatos?

 

Quando o cabelo não é nem liso e nem crespo, a cor de pele não é nem branca e nem preta. Ou quando as pessoas brancas dizem que no verão conseguem ficar da nossa cor, e as pessoas pretas dizem que quando apanharmos sol ficaremos igual a elas.

E nesta confusão toda onde é que a gente se encontra, neste meio termo em que a pessoa não é nem branca e nem preta.

 

Com os meus cabelos cacheados, olhos castanhos-claros e pele morena sinceramente já não me encaixo em nenhum padrão de beleza, nenhuma sociedade pois se num continente sou branca demais para ser preta e noutra sou preta demais para ser branca, na qual devo me encaixar?

 

Suponho que não devia retratar este assusto desta forma, mas é curioso que nunca tinha ouvido falar antes destas diferenças, ou melhor, destas indiferenças que poucas pessoas falam sobre e quando falam têm medo de serem julgados por algo que é notório em comentários comuns no dia a dia como:” Ah, mas você não é tão preta assim!”, “este cabelo é teu ou é peruca?”, “No verão consigo ficar da tua cor!” ficavas mais se alisasses o cabelo!”.

 

Os preconceitos das pessoas sempre vão estar em qualquer lado, e na minha perspetiva a única solução é tentar nos encaixar e rebater coma mesma moeda, penso que só assim conseguiremos acabar com o preconceito.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...