quarta-feira, 14 de abril de 2021

Não tenham medo do desconhecido

 

Quando saímos da nossa zona de conforto tornamo-nos por vezes mais sensíveis, o facto de irmos para um lugar que nos é estranho e ficarmos longe dos nossos familiares e amigos, de deixarmos de ter a nossa rotina que estamos habituados, acaba por deixar as nossas emoções à flor da pele.

Posso falar por mim. Quando fui para Portalegre, no início foi estranho, muito estranho. Caí lá de para-quedas, foi tudo tão rápido, que nem tive tempo de processar bem. Acabei por dar por mim já no quarto da residência, a pensar “o que estou a fazer à minha vida?”, “será que estou a fazer bem vir para tão longe?”. Depois de me passarem mil e uma questões pela cabeça, é que finalmente caí em mim e pensei “consegui entrar para a universidade “. No meio de tanta coisa que tinha para tratar, acabei por nem festejar, até porque nem era a minha primeira opção, nem nunca pensei ficar em Portalegre. Mas ali estava eu, mais ansioso que nunca, sozinho no quarto, com receio de sair, de não me conseguir adaptar e de não conseguir fazer amizades. Os primeiros dias não foram fáceis, estar longe dos meus, o facto de já não estar na minha zona de conforto, “na minha bolha” da qual pensei que não iria sair tão cedo. Ao início é difícil acostumarmo-nos a algo diferente, novo e custa, mas acaba por nos fazer crescer e tornarmo-nos independentes. Não podemos viver sempre debaixo da saia das nossas mães, não é verdade? Temos que evoluir e habituarmo-nos a fazer tudo sozinhos, sem precisarmos dos nossos pais. Não podemos depender sempre deles, temos que nos desenrascar, já passou a altura em que tínhamos um encarregado de educação. Agora o encarregado de educação somos nós, temos que cuidar de nós próprios e fazermo-nos à vida.

Não tenham medo do desconhecido, sairmos da nossa zona de conforto não tem que ser algo mau, pelo contrário, faz nos crescer e ganhar novas experiências, faz nos ver do que somos capazes de fazer sozinhos e ajuda-nos a ultrapassar os nossos medos. Por isso não tenham receio de arriscar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...