sábado, 1 de maio de 2021

“Ter tudo na vida é bom?”

 

Apesar da vida ser entendida como um percurso do Homem como um ser social, inserido em diversas culturas com particularidades diferenciadas, ainda assim, para muitos a vida depende dos seus propósitos, dos seus ideias, dando ênfase aos seus próprios desafios. Ocasionalmente o confronto com a realidade desvirtua o propósito almejado. No entanto, há quenha que valoriza a vida sem esforço, por isso, quer tudo de mão beijada, e há quenha que  isso não lhe passa pela cabeça, lhe dá o real valor, porque sabe que ela é uma dádiva e, portanto, a respeita e a atribui o seu devido valor. Se assim não fosse não deveria haver vida.

Por vezes me perco a pensar, e “por vezes” quero dizer a todo o segundo. Parece que nunca paro de ter ideias, estou sempre a matutar algo, me perco muito rápido porque parece que a minha mente não para de trabalhar nem por um segundo. Tudo me leva a questionar, a perguntar, a querer saber o porquê das coisas. A curiosidade sempre fez parte de mim, isso não tenho como negar.


Dentre uma das questões que andava a me perguntar por estes dias que é "o que seria de nós se tivéssemos Tudo”, primeiro pensei seria um paraíso na terra, pois ninguém passaria necessidade e tudo seria maravilhoso, e depois pensei que tudo que adquirimos nas nossas vidas faz parte de um processo para o nosso aprendizado. Acho que nunca daríamos tanto valor às coisas se tivéssemos tudo de mão beijada, não teria graça, nada seria tão importante e não daríamos tanto valor às coisas como damos quando adquirimos algo com tanto esforço e dedicação.


O caminho que percorremos até conseguirmos algo é muito importante, pois nesse processo aprendemos muito. Só nós sabemos como é cansativo do início até o fim, e realmente só percebemos que valeu a pena no final da caminhada, ao se  lembrar de tudo que passamos e também  de todos os perrengues que tivemos que ultrapassar. O sentimento de vitória, ao analisar os sacrifícios que foram necessários e os resultados obtidos, é inquestionável a valorização de cada esforço e afirmar que cada gota do suor valeu a pena.     


Às vezes pensamos em desistir, mas somos mais fortes do que isso. Todas as nossas feridas nos fazem mais fortes, sem eles não seríamos a pessoa que somos hoje.


   Crónicas de Marlene Barbosa ,in “Ter tudo na vida é bom?” 


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...