quinta-feira, 3 de junho de 2021

Os tempos universitários

    Antes de vir para o ensino superior tinha uma ideia extremamente errado do que tudo isto podia ser, achei que iam ser dias a fio trancada num quarto frente ao computador a estudar e a ler livros de 700 páginas. Claro, tenho de estudar e ler para conseguir ter boas notas, o estudo continua a ser algo necessário, mas não é o monstro de sete cabeças que todas as minhas tias que tiraram o curso há 20 anos atrás diziam ser. Os tempos mudam, e o que era antigamente a vida de um universitário mudou completamente, claro que isto também muda de curso para curso, mas mais uma vez, não é nada como me diziam. Muitas vezes, estes comentários das pessoas sobre a faculdade, acabam por assustar os mais jovens que têm em mente ingressar no ensino superior.

    Ainda há os alunos deslocados, que moram longe de onde querem estudar, e nunca viveram sozinhos, não estão habituados a fazer as coisas sozinhos, e pensar que, pela primeira vez na vida, terão de fazer tudo sozinhos, assusta muitos de nós. Falo pela minha experiência, quando recebi a notícia que iria ter de sair de casa, e não só de casa, mas também da ilha, para vir para Portugal Continental, a início, foi um bocado assustador. Porque seria a primeira vez a viajar num avião sozinha, a viver sozinha, a organizar tudo na minha vida sozinha, e obviamente não estava habituada. A início pensei que nem ia conseguir adaptar-me a tudo isto, parecia muito mais difícil do que realmente é. Mas no fim de contas é uma nova experiência, que tem vindo a ser muito boa, tenho conhecido novas pessoas, tenho feito amigos, tenho aprendido imensas coisas. É uma experiência que eu nunca descreveria da maneira que me a descreveram.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...