sábado, 19 de março de 2022

Viver escondido atrás de uma máscara


 

O cisne preto

 

Conheci há uns meses atrás um cisne bonito ,elegante com um olhar dócil que encantava tudo e todos há sua volta através do seu brilho e  charme   , ele era perfeito ! a sua  simpatia , a sua delicadeza e a sua energia fazia – me sentir bem ,fazia – me sentir que poderia contar todos os meus segredos sem qualquer constrangimento .

 

Os meses  passaram e aquele cisne tornou – se no meu suporte emocional , a amizade que sentia por aquele ser era cada vez mais forte , construiu – se um elo de ligação tão forte que nada o poderia  quebrar , até   o cisne revelar a sua verdadeira essência por detrás da máscara .

 

Nas ultimas semanas comecei a ver o seu olhar a ficar obscuro , as suas asas branca foram escurecendo e a sua frieza começou a notar – se , aquele cisne já não era aquilo que via no inicio , de repente ! a mascara caiu e a vaidade e  o egocentrismo daquele ser ficou visível aos meus olhos,  todo ele era maligno , todo ele cheirava a hipocrisia , havia uma  perversidade aterradora no seu olhar distante . 

 

Perguntei – me a mim mesmo como é que me deixei enganar por aquele cisne demoníaco? ,como é que fiquei tão iludido ?   Finalmente percebi que me deixei encantar pela ilusão mágica da perfeição , deixei – me iludir pelas palavras dóceis e pelo seu  brilho que encantava a minha mente .

 

No fundo ! Fui seduzido pela sua atuação desconcertante baseada na falsidade e hipocrisia , mas não sinto raiva por ele me ter enganado , afinal! ambos dançámos no mesmo palco , ambos fingimos emoções , ambos mentimos um ao outro , ambos surfamos na maré da falsidade e das aparências .

 

Tenho pena daquele cisne obscuro ! Pois todos os dias tem que interpretar um papel exigente cujo a sua atuação têm que roçar a perfeição , não deve ser facíl fingir ser alguém que não é , não deve ser facíl fingir ser perfeito , no fundo! ele é vitima da sua própria mente imperfeita e quebrada .

 

Texto

José Martins

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...