segunda-feira, 21 de março de 2022

 Ser Mulher!

Dou por mim muitas vezes a pensar o que é SER MULHER? O que significa? E esse significado mudou realmente ao longo dos tempos?

Se formos ao dicionário (Priberam) é nos dito que “é um ser humano do sexo feminino ou de género feminino. Ou Pessoa do sexo ou género feminino depois da adolescência”(1). Enfim tudo remete para o facto de, em termos de sistema reprodutor o nosso é de uma maneira, e existir outro ser humano com outro aparelho reprodutor - homem, diferente da mulher. Ok, também temos alguma diferenças anatómicas, mas… todo o ser humano tem uma cabeça, dois braços e duas pernas. Somos iguais nas nossas diferenças! Somos um complemento um do outro. A natureza assim fez para haver a sobrevivência da espécie. Mas em tal conceito, onde está dito que um tem que ser mais importante ou com mais poder do que o outro? É que durante séculos e até aos dias de hoje, o género feminino é humilhado, sacrificado de todas as maneiras e mais algumas – desde de nem ser considerado um ser humano, mas sim um objeto ou mercadoria até ser mutilada para bel prazer de outros.

Nós continuamos a ser o parente pobre do ser humano, aquela pessoa que deve de ser multifacetada ao ponto de sermos quase super-heróis, mas muitos e muitas dirão: - Não fazem mais do que o vosso/nosso dever como mulheres.

E assim volto a pensar o que é SER MULHER?

É um ser humano (certo), com um aparelho reprodutor que permite acolher vida e quando chega o tempo pari-la (certo), mas é também uma pessoa que tem que se impor o tempo todo, tem de lutar por direitos básicos, por salários iguais, tem de provar o tempo todo que é competente no que faz. É ter de exigir respeito a todas as horas do dia e da noite, é ter de viver a se justificar: Porquê essa roupa? Porquê esse comportamento? Porque é que tu achas que podes ser dona da tua vida, do teu corpo, como tu ousas ser "dona" da tua vida? Pois ouso, ousamos e é assim que vai ser, cada vez mais!

É ser mãe, esposa, amiga, filha, colega, motorista, dona de casa, trabalhadoras multitarefas e multifacetadas. Somos um mundo! E o mundo cabe dentro de nós!

Para mim, ser mulher é ser alguém que, apesar de ter as mesmas potencialidades do homem, pensa e se emociona de forma distinta. Ambos são capazes de raciocinar e desenvolver talentos, o que os diferencia é o modo de ver e interpretar sensações e informações. O homem é mais focado e objetivo. A mulher tem uma perceção mais expandida e é dona de uma pluralidade que lhe permite múltiplos raciocínios simultâneos. No dia em que se consolidar este entendimento, de que somos todos parte de uma unidade maior, e que gêneros diferentes são complementares, e não opostos, teremos, sem dúvida, um mundo melhor.

Constato que no fundo continua tudo igual, que nada mudou, que a mudança foi superficial, não chegou à maioria das mulheres neste planeta e até isso acontecer… pouco mudou, muito pouco…

E a sensação e sentimento que tenho no fundo é o de querer ser leve e livre, livre para ser MULHER sem conceitos, preconceitos, suposições, mal-entendidos e tudo o de mau. O de ser/existir simplesmente… MULHER!


(1)"mulher", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, 
https://dicionario.priberam.org/mulher [consultado em 18-03-2022].


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...