sexta-feira, 10 de junho de 2022

Preocupações da vida universitária

Esta semana, surgiu uma notícia sobre o facto dos jovens universitários estarem deprimidos devido à Universidade.

Estamos naquela altura do ano em que temos mais trabalhos e frequências do que o número de cadeiras lecionadas. Como sempre, deixamos tudo para a última pois achamos que conseguimos conciliar entre a vida social e a faculdade. Claro que é fácil de conciliar no início de cada semestre, onde a matéria dada ainda é pouca, mas nesta altura do ano é completamente o contrário.

Apesar de tentar dar o meu máximo, a verdade é que muitas das vezes me sinto stressada com tanta coisa por fazer e o tempo a apertar. Este stress transparece na nossa vida social e pode contribuir muitas vezes para estados de espírito menos felizes. Temos consciência de que a universidade é uma fase importante e decisiva para o nosso futuro, daí sentirmos que a pressão é ainda maior.

Como referi anteriormente, a culpa de acumular matéria é nossa, mas na minha opinião a marcação das datas destas responsabilidades tem um grande peso. Considero que uma das formas de ajudar os alunos nesta situação, seria atribuir datas com maior intervalo de tempo entre si.

Enquanto estas situações continuarem, o conteúdo desta notícia também permanecerá.

Até haver mudanças a estes níveis, convém que os estudantes se tentem organizar tirando o melhor proveito possível da vida universitária.


Ana Margarida Perna

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...