quarta-feira, 14 de junho de 2023

Costa da Caparica

    Quando fecho os olhos e penso nas minhas férias de verão, o lugar especial e cheio de memórias que vem à minha cabeça, é a Costa da Caparica. Mal vejo o mar da Costa, uma sensação de paz e de tranquilidade preenche o ar. Localizada no município de Almada, a poucos quilómetros de Lisboa é um verdadeiro paraíso para quem ama o mar e o sol.

    Este destino, foi sempre a escolha predileta dos meus pais para irmos passar férias e foi sempre o refúgio que anseio durante o ano todo. À medida que a carrinha do meu pai se aproxima da Costa, consigo ouvir as ondas a chamarem-me, sinto logo aquele cheiro inconfundível e agradável a maresia. De repente o meu pai coloca a música “Sol da Caparica” dos Peste e Sida, e lá vamos nós, todos dentro do carro a cantar aos altos berros ao som da música, sabendo que aquilo é só início de mais umas férias fantásticas.

     Lembro-me bem das minhas primeiras aventuras na praia, quando era mais pequeno só queria construir castelos de areia com o meu irmão, no momento em que ia para o mar, lembro-me de estar de mão dada com o meu pai à espera de que a onda viesse e, nesse mesmo momento ele dizia. Salta! Era sem dúvida alguma a criança mais feliz do mundo. 

    Conforme fui crescendo, as minhas experiências na costa evoluíram. A minha mãe inscreveu-me numa escola de surf, aprendi a surfar e nessa altura, as ondas do mar tornaram-se muito especiais para mim. A adrenalina de apanhar uma onda é a maior sensação de liberdade.

    Os dias eram sempre muito preenchidos, desde ir para a praia logo de manhã, bem cedo. As tardes eram reservadas para ir passear a algum lugar que não conhecêssemos ali perto. À hora de jantar e à medida que o sol se punha, a Costa transformava-se num lugar mágico, onde de um lado tinha uma paisagem encantadora para o mar e para um céu deslumbrante e do outro, os sorrisos únicos da minha família.

    No final das férias, custava-me imenso saber que tinha de deixar aquele lugar especial. Todos anos saía de lá com um pedacinho da Costa da Caparica no meu coração e esperava ansiosamente pela próxima vez.


Daniel Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...