quinta-feira, 3 de abril de 2025

O amor não tem pressa

 

Amar, dizem, que é coisa de sorte. Talvez seja. Mas também é coisa de teimosia. Porque amar não é só o riso fácil e as promessas feitas à pressa. Amar é aguentar as tempestades, navegar entre as mágoas e aprender a reconstruir os pedaços quando tudo parece estar a desmoronar. Amar não é definitivamente um mar de rosas.

O amor pode-se encontrar em tantas formas possíveis. Contudo, eu acho que é colocado na sociedade a ideia de que é necessário ter um namorado para nos sentirmos totalmente amados e completos. Mas ao longo desta curta caminhada que percorri, de que chamamos vida, eu apercebi-me que o amor não está no ponto de termos um namorado ou uma namorada, o amor está em todo o lado. O amor não só acontece nos momentos grandes, intensos, quase épicos. A verdade é que este habita maioritariamente nas pequenas coisas. Encontra-se no estar presente, mesmo quando a presença é só um olhar cúmplice.

O amor é muita coisa. Vivemos tempos de tanto barulho, tantas vozes a gritar o que é o amor e como deve ser vivido, mas na verdade é que cada um o vive à sua maneira. E talvez o segredo esteja mesmo nesse ponto, no respeito pelo ritmo do outro, na paciência que se constrói lentamente e na compreensão de que amar não é só sentir, mas também escolher.

Temos sempre uma tendência para acelerar tudo nesta vida, mas talvez esteja na hora de desacelerar, de dar tempo ao tempo, e deixar que o amor faça o seu trabalho. Porque, na pressa de viver, corremos o risco de esquecer como se ama. E o amor, esse teimoso, não merece ser esquecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...