quinta-feira, 25 de março de 2021

Fases

 

Já tive alturas em que as ideias me surgiam só porque sim, alturas em que estava a adormecer e levantava-me de propósito para pegar no meu cadernito cor-de-rosa às bolinhas azuis porque me tinha surgido (vá se lá saber como) frases que não podia deixar de pôr no papel. Alturas em que estava no metro a ir para a escola e nas notas do telemóvel não havia mais espaço para tanto que tinha para escrever na ausência do tal cadernito cor-de-rosa às bolinhas azuis. Alturas em que interrompia conversas com amigos no café para pegar na caneta e dar uso ao meu adorado cadernito mais uma vez. Depois existem estas alturas, em que tento e tento e tento e nada me vem à cabeça.

Dizem por aí que a criatividade se treina, se estimula ou qualquer coisa desse género. Talvez seja verdade – talvez nessas tais alturas em que tudo me soava a poesia andasse a treiná-la melhor, mas sinceramente não sei se acredito.

Prometo que já tentei de tudo, já cheguei ao ponto ridículo de no histórico das minhas pesquisas na internet aparecerem frases como: “como ser mais criativo” ou “exercícios para estimular a criatividade”. Digo ridículo porque é mesmo assim que me sinto: ridícula. Quão desesperado precisa alguém de estar para fazer este tipo de pesquisas na internet? Tenho vergonha de admitir mas é verdade que já o fiz, e que às vezes ainda o faço – por isso mesmo é que digo que não sei se acredito nessas teorias que a criatividade é algo que se exercita.

Os exercícios que o “blog da tia Joana” dizia que estimulam a criatividade não me levaram a lado nenhum, continuo a ter estas fases em que nada me surge no pensamento e me ponho a escrever maluquices como esta. Mas pronto, é assim a vida. Há fases e fases, como dizia a tia Joana no seu incrível post sobre a estimulação da criatividade.

3 comentários:

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...