terça-feira, 11 de maio de 2021

O Curso Certo É O Que Nos Faz Feliz

 

Hoje, enquanto lia alguns artigos aleatórios na internet, encontrei um que me despertou a atenção, acerca de profissões e cursos com mais empregabilidade no país.  Nem sempre tive esta “coisa” de questionar tudo, mas de há algum tempo para cá, isto passou a fazer parte de mim, não sei se será um problema ou não, mas depois de ler fiquei a pensar se esse artigo fará algum sentido.

Desde criança que sempre me foi quase que imposto seguir enfermagem, porque era um curso “com saída”, e como era uma área que me despertava algum interesse, nunca contestei, nem sequer pensei no assunto. Mas quando segui ciências percebi que detestava, era realmente infeliz, e cheguei à conclusão, dois anos depois, que essa não seria a área que queria seguir o resto da vida.

A muito custo, decidi mudar de curso, e comecei a questionar o porquê de ter escolhido ciências, sendo que nem sequer tinha ponderado outra opção, apesar de sempre ter gostado bastante de ler e escrever. Estou agora, finalmente, a estudar algo que me realiza.

Foi também nessa altura que percebi que os cursos até podem ter mais ou menos saída/empregabilidade, mas será justo condenar alguém a seguir uma profissão que não quer? E será esse futuro profissional competente, sendo que é infeliz? São questões que deixo para reflexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...