sexta-feira, 11 de março de 2022

O consumismo e a sociedade

O consumismo sempre foi um tema que deu muito que falar, a sociedade portuguesa sobretudo sempre foi uma consumidora assídua principalmente em épocas festivas, como se vê naquelas reportagens que dão sempre nessa altura para mostrar o que um bom português compra para a sua noite de Natal, como se metade dos espectadores estivesse muito interessado…

O consumo vive dos consumidores, o indivíduo por muito minimalista que seja nunca mas mesmo nunca consegue deixar de gastar nisto ou naquilo, existe sempre aquele objeto, aquela camisola ou até mesmo a ida aquele restaurante caríssimo que só se vai lá uma vez na vida, isso meus caros também se chama consumismo ao fim ao cabo estamos a gastar o precioso dinheiro em algo que talvez nem apreciamos.

É claro que na altura natalícia, por muito que se evite comprar algum presente nunca dá certo, porque ou começamos a pensar que pessoa tal pode ficar chateada, ou porque comprar um presente só não faz mal, pois é verdade! Não faz mal, mas à conta disso e da maioria das pessoas pensar assim as grandes cadeias estão a enriquecer sem nós darmos conta disso.

Um termo que também está relacionado agora com o consumismo é “ah e tal! Vamos ser mais ecologistas, poupar mais, ajudar o ambiente etc.” pois é mas o “ser ecologista” também saí caro, só para terem noção de como está a economia, aqui há tempos fui a uma cadeia de supermercado de grande prestígio e com um grande nome, não vou aqui referir porque nem me pagam para estar a fazer publicidade por isso… enfim,  precisava de cebolas e como é óbvio antes de pegar no saco das cebolas reparei em duas fatores, primeiro, no preço e segundo, no ser ou não biológico, ao constatar que 500 gr corresponde a cerca de três cebolas que custavam a um preço absolutamente absurdo e que cerca de 1,5 kg custava  quase o mesmo preço e era uma maior quantidade, posto isto tirem as vossas próprias conclusões, é claro que o ser biológicos traz benefícios, dizem eles, para a saúde porque não tem químicos mas será que compensa para a carteira?

Para rematar, quero só salientar dois aspetos, não tenho nada contra o ser consumidor, até porque também sou consumidora como todos os seres humanos, o outro aspeto é precisamente aquele de pensar melhor antes de comprar, porque existe tanta coisa que nos fazem comprar, por exemplo, as publicidades servem para atrair o cliente, quantos é que já não compraram coisas pela publicidade e depois veio a ver-se e nem precisávamos daquilo. Portanto bora pensar melhor antes de escolher e gastar dinheiro à toa, temos de aprender a poupar que a vida não está fácil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...