domingo, 12 de junho de 2022

Trabalhador-Estudante

 Sou trabalhadora-estudante, mulher, mãe de dois filhos adolescentes e trabalho numa Biblioteca. Por circunstâncias da vida esta é a terceira vez que tento fazer uma licenciatura. E como se costuma dizer à terceira é de vez! Não é fácil, nada fácil! Sou cota, portanto quando entrei neste curso tive medo, ansiedade, e muitas dúvidas (será que vou me dar bem? Vou conseguir fazer os trabalhos? Os meus colegas vão me aceitar, uma cota no meio de jovens, não é fácil!) mas o importante é nós não deixarmos que o medo, as dúvidas nos bloqueiem e que mandem na nossa vida. A vida é para ser vivida, mesmo com medo! Para a frente é que é o caminho!

Tenho muitos colegas de trabalho, amigos a perguntarem como consigo, é tanta coisa para gerir, não é fácil, nem justo. Perde-se muito tempo, deixamos de fazer muita coisa, na maioria das vezes ando a mil, a correr para todo o lado, muitas vezes ficam coisas para trás, mas tento que as pessoas que mais amo não fiquem para trás, só as coisas: limpar casa, fazer comida, sair com amigos, descansar (como agora, com este calor podia estar na piscina ou praia mas estou em frente ao computador a tentar fazer mais uma crónica), mas como tudo na vida, são escolhas que fazemos. Decidi à 3 anos atrás tirar a licenciatura, primeiro porque dá-me a possibilidade de progressão na carreira, e ganhar mais, depois porque adoro aprender e terceiro para me desafiar e perceber os meus limites, do que era capaz. Às vezes é necessário sairmos da nossa zona de conforto. Mas respondendo aos meus colegas consigo porque quero, por teimosia, persistência e resiliência. Tenho um filho que vai concorrer em setembro para a universidade, ele optou por continuar a estudar, só lhe disse que tente, persista e não desista porque mais tarde, até pode conseguir ir fazer mas vai custar o dobro e se tem agora a oportunidade aproveite!

Para finalizar quero dizer não desistam do vosso sonho, vai custar, vai ser um caminho difícil mas vai valer a pena, pela experiência que ganhamos, pelas pessoas que conhecemos e por aprendermos algo mais sobre quem somos e as nossas capacidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...