segunda-feira, 12 de junho de 2023

Moralidade Imoral

Graças ao passar dos tempos e das vontades, o irrequieto ser humano comum, que se diverte a escrutinar tudo o que é assunto polemico no seu perfil com demasiado underscores numa rede social qualquer, está constantemente à procura de uma indignação para fazer passar o seu tempo.

De entre os temas que normalmente lhe passam pelos olhos surge por vezes a questão dos jardins zoológicos e do bem estar animal dos mesmos, que pode à partida  parecer um tema super supérfluo. Contudo, se olharmos duas vezes para o ecrã e pensarmos redobradamente no assunto, a questão dá que pensar e apresenta uma margem forte de reflexão.

Se calhar, por se tratar de um tema mais delicado nem é abordado nas redes sociais, dado o requinte verbal que estas difundem, mas isso é outra novela com muitos episódios.

Por um lado , é alegado pelos defensores da existência de estes estabelecimentos que os jardins zoológicos possuem uma forte vertente educacional e conseguem conservar as espécies. No outro lado estão os opositores, que salientam fortemente que os zoos restringem a liberdade animal e que os animais em cativeiro sofrem diversos entraves na sua saúde graças a estas questões de clausura.

Já eu, quanto me debruço no assunto promovido a debate pelo fernando_benfiquista_46  que quando vê publicações de concertos faz questão de salientar que “ se fosse para trabalhar de enxada na mão não aparecia nem metade”, tenho uma opinião super embrionária acerca do assunto.

 O facto mais assustador é que consigo traçar uma similaridade forte entre as touradas e os zoos. Para o assunto não deixar ninguém perplexo e de olhos muito abertos passo a explicar. Apesar de ter crescido num meio onde a tauromaquia era pratica recorrente e proliferava com uma incidência forte , consigo facilmente reconhecer nos dias de hoje que há algo de errado, o que me faz perder parte da simpatia que possuía por esse meio, o que também acontece com os zoos.

Assim como se diz na gíria, que quando temos um filho, é mais correto apresenta-lo ao animal de estimação fora do ambiente em que este está inserido (não vá o canito começar a ladrar desenfreadamente em cima da criança) , também é mais correto visitar os animais no seu habitat natural, mais num Badoca Park style, do que no modelo convencional já conhecido.

O que é certo é que por vezes é mais simples dizer que os zoos deviam todos fechar e ser incendiados com grandes archotes, ao invés de alimentar o nosso animal doméstico devidamente ou abrir  ligeiramente o vidro do carro quando o deixamos fechado lá dentro para irmos ao shopping passear.



Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...