segunda-feira, 10 de março de 2025

A incerteza de ser jovem

 A incerteza de ser jovem


O tema “juventude” pode ter diferentes abordagens, mas todas elas remetem-

nos para a ideia de sonhos, incertezas, medos e descobertas. A vontade de

mudar o mundo, fazer mais e melhor e a coragem de novos desafios são o lado

bom de ser jovem, no entanto, a pressão feita pela sociedade, o peso de não

querer dececionar e a ânsia de encontrar rumo e futuro, são certamente o lado

menos bom desta fase da vida. Como o nome indica, a juventude é o período

onde os jovens vivem a liberdade, uma vida sem responsabilidades acrescidas

que mais tarde irão aparecer mas também uma vida em construção, ou seja, é

em quanto somos jovens que temos que nos moldar enquanto seres humanos.

Entrando num modo de comparação, os tempos juvenis de hoje em dia são e

não são assim tão diferentes dos mais antigos. No tempo dos pais e avós, a

juventude era vivida de uma forma mais subtil, onde a preocupação com a vida

futura e o trabalho a realizar já estavam bem presentes, no entanto, a diferença

a encontrar centra-se na influência das redes sociais, que não existiam na

altura. Hoje em dia, a realidade dos jovens é viverem num mundo exigente, no

qual têm de se definir e posicionar, muitas vezes sem saberem ou entenderem

o que realmente querem, vivendo com uma constante pressão de que falei à

pouco, que provém desde cedo. Pressão essa que desencadeia muitas vezes

das redes sociais e do estereótipo que é formado para um jovem nos tempos

atuais. Muitos de nós temos dúvidas e medos acerca do futuro e das escolhas

que devemos ou não fazer, medo do fracasso e da incerteza… A juventude é a

coragem de não saber tudo, mas de saber que o desconhecido é o caminho

mais fácil, onde as possibilidades podem surgir. Ela não está livre de falhas,

mas é justamente a partir dessas falhas que o crescimento acontece. È como

diz a velha frase: “é a errar que aprendemos”. Isto de ser jovem não é sempre

um mar de rosas, é mais uma luta constante com o mundo e com o nosso “eu”

interior, sendo o período onde as emoções estão mais à flor da pele e o certo e

o errado andam a par e passo. Falar de juventude é falar de incerteza, de

esperança e de uma procura verdadeira de quem somos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...