quarta-feira, 6 de maio de 2026

VIDA POR VIDA

Ser bombeiro não é apenas heroísmo.

Há dias que começam cedo e acabam tarde, com cansaço acumulado e poucas horas de descanso. O dia pode ser longo, mas o desgaste é maior. Nem sempre há incêndios impressionantes, mas existe pequenas ocorrências, acidentes, quedas, pessoas doentes, situações repetidas que vão sempre exigir a mesma atenção de sempre.

Ser bombeiro é lidar com o imprevisível, mas também com a rotina. Equipamentos que nem sempre estão como deviam, a falta de meios e as decisões rápidas com o que há disponível.

E depois também há o lado humano, que raramente aparece nas notícias. Observar o sofrimento de perto acaba por deixar marcas, mas nem todos falam disso e acabam por levar o peso para casa. E por vezes, essas ocorrências ficam na cabeça mais tempo do que deviam.

Sentimos uma frustração quando não se chega a tempo ou quando nem sempre tudo corre bem e isso acaba por custar imenso, mesmo quando se sabe que foi feito tudo o que era possível.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é uma profissão bem paga, mas é uma profissão de ouro. Muitos são voluntários e conciliam a vida de bombeiro com outros trabalhos, e fazem-no mais por sentido de dever do que por reconhecimento.

Mas existe algo que mantém as pessoas nos bombeiros.

Não é apenas salvar vidas, porque não acontece todos os dias. É sim a ideia de estar disponível quando alguém precisa, mesmo que seja para algo simples. É a entreajuda dentro da equipa, o saber que se pode confiar nos outros quando alguma situação acaba por apertar.

Ser bombeiro é estar presente nos bons e nos maus momentos, mesmo quando significa ignorar o próprio cansaço.

Não é uma vida fácil, nem justa, mas é uma vida real que nos escolhemos e que exige mais do que apenas coragem. Exige resistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...