quarta-feira, 31 de março de 2021

Uma confusão chamada de amor

Estou sentado, na minha secretária em frente ao meu computador a pensar se devo ou não abordar o tema, mas decidi falar sobre o amor. Pensando para os meus botões, mas o que é o amor? Alguém por aqui sabe uma definição concreta e consensual de amor? Afinal talvez não seja o único com dificuldades para defini-lo, provavelmente depende da definição de cada um. Se cada pessoa ama a sua maneira, cada um interpreta-o a sua maneira. Correto? Talvez sim, talvez não. Faço a pergunta e não sei a resposta devido ao amor ser um sentimento muito confuso, aposto que muitos de nós não sabemos a diferença de paixão e amor, vocês sabem? É que eu não, mentira tenho uma ideia que muito provavelmente pode ser diferente da vossa, para mim amor é como a esperança é sempre a última a morrer, mas a paixão é diferente é como uma pilha acaba e já não pode ser utilizada de novo, essa é a principal diferença na minha opinião sobre paixão e amor. Centrando de volta ao tema o amor, ele é tão confuso deixa qualquer um baralhado e com imensas dúvidas, vou tentar explicar o amor por partes embora ele seja um só, o quê que eu quero dizer com isto? Que o sentimento de cuidar, proteger, conviver, preservar, querer ter ao nosso lado e de desejar o melhor para os nossos sejam eles familiares, pessoas com quem vivemos, amigos, uma namorada ou namorado, o nosso animal de estimação e até mesmo coisas como clubes de futebol ou desportos, no fundo, alguém ou algo que nós tenhamos considerado de grande valor. É universal seja qual for o tipo de amor e nisto é um só.

Ele divide-se várias formas dependendo a que pessoa te estás a referir, por exemplo, é normal que o amor que sentes pela tua namorada seja diferente que o amor que sentes pela tua mãe, afinal tu não tens relações sexuais com a tua mãe? Se fazes é muito estranho. Continuando, tu queres proteger ambas e as duas serão o bem mais valioso da tua vida nesse momento, mas são diferentes uma criou-te e a outra é a pessoa com quem queres construir uma vida. Um amigo também tens amor por ele, vejamos tu queres que o teu amigo esteja bem? Queres que ele tenha sucesso? Ajudas em tudo o que ele precisar sem querer nada em troca? Contas os teus problemas e ouves os dele? Se fazes isto tudo parabéns, és um amigo.

Um amor que não sei se é amor ou fanatismo, estou a mencionar a chamada "clubite". É verdade que por amor fazemos loucuras, eu por exemplo pela rapariga que gostava dei a volta a escola de joelhos para no fim ouvir um não. Foi uma dor no coração, mas foi saudável para todos menos para os meus joelhos, mas não magoei ninguém e muitas vezes no futebol existem apedrejamentos, agressões e violência, todas essas atitudes são tremendamente condenáveis e não podem ser aceites na nossa sociedade, o Hitler e as suas guerras ficaram no século XX, no próximo derby lembrem-se disso, ok?

Amor só tem um problema que eu não gosto e muitas vezes faz-me ter medo por dois motivos o primeiro, é o da ilusão, iludir-nos é muito fácil, nunca vos aconteceu criar expetativas de grandes amizades ou amores e não dar em nada? Se sim, compreendem o quanto vazio e escuro pode ficar o nosso coração e uma sensação a qual não recomendo e odiava repetir. Segundo é o amor transformar-se em obsessão temos o caso da violência doméstica ou dos ciúmes doentios, se isso acontecer com um de fosses saiam não é saudável para a vossa saúde mental nem física e nunca se esqueçam não tenham vergonha ou medo de pedir ajuda. Cada pessoa tem a sua liberdade se o amor chegar ao fim ponham um ponto final e siga a sua vida.

Deixei para o fim a parte mais importante do amor, o amor-próprio, mas porquê que o mais importante? É simples, se não te amares como podes amar alguém? Como podes amar alguém se não te amas a ti próprio? Um conselho a quem não se ama a ela mesma, tu és linda e uma excelente pessoa nunca duvides disso e não deixes ninguém duvidar.

Sinto que este texto está uma confusão, mas afinal o amor também o é, estão bem um para o outro. Queria terminar o texto dizendo que amem e vivam o mais que poder porque o amor é o sentimento mais bonito que temos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...