quarta-feira, 9 de abril de 2025

Perto do digital, longe do real

 Vivemos na época da tecnologia, onde tudo está apenas à distância de um simples clique e qualquer informação viaja pelo mundo. 

Ao mesmo tempo que tudo parece tão próximo, estamos cada vez mais afastados uns dos outros, os telemóveis tornaram-se uma extensão de nós próprios, já não saímos de casa sem ele e por vezes estamos tão centrados no mundo que está atrás de um ecrã, que esquecemo-nos  do mundo real, e de viver as experiências da vida sem preocupar-nos em responder a mensagens, emails ou até mesmo de tirar aquela fotografia para mais tarde publicar nas redes sociais.

A tecnologia prometeu aproximar o mundo e facilitar a comunicação e cumpriu,mas também afastou-nos do mundo real, das conversas, do olhar olhos nos olhos, ou mesmo do tédio porque com as novas tecnologias nunca estamos completamente no tédio , existe sempre algo para fazer.  

Hoje em dia, uma ida a  um café,  é uma publicação para o Instagram,  ou um vídeo no tik tok. Vivemos num modo de transmissão contínua, como se um momento só tivesse valor se fosse partilhado.

Respondemos a emails à mesa de jantar, levamos trabalho para casa,  e até o tempo livre é controlado por aplicações.

A tecnologia trouxe avanços que facilitaram bastante a comunicação e possibilitou o acesso a qualquer informação de qualquer parte do mundo, mas colocou-nos num ciclo de distração constante, onde a presença física por vezes é apenas um detalhe e o tempo escorrega pelos dedos enquanto estamos agarrados ao telemóvel. 

Talvez devêssemos usar as tecnologias com mais consciência, escolher desligar as notificações e ver o que realmente está à nossa volta. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Amor na Era do "Visto por Último"

       Namorar já teve as suas regras bem definidas. Houve um tempo  que hoje parece saído de um romance histórico em que namorar envolvia e...